Notícias
Instrutoras do Senar passam por qualificação em Patchwork

08/08/2022 19h01

Fazendo arte com os retalhos de tecido, as instrutoras do Senar foram qualificadas para atuar na instrutoria do curso de confecção de Patchwork. A técnica nada mais é do que a junção de pedacinhos de retalhos através de pontos para formar uma peça maior, resultando num trabalho artesanal de combinação e harmonia de cores e estilos.

Novas turmas serão formadas em breve. Por isso, após passarem pelo Treinamento Metodológico para novos Instrutores (TMI) e efetuarem o cadastro junto ao sistema, as instrutoras participaram da última fase: a parte prática de qualificação.

Participaram desta fase, as instrutoras que já atuavam no artesanato e também em outras áreas. Rita de Cassia, instrutora de agroindústria, aproveitou a oportunidade para ampliar o conhecimento. “Eu fiz o curso de patchwork e me apaixonei por essas técnicas de reaproveitamento de retalhos, e é também um trabalho que está em alta”, afirmou.

Piedade Mendes, instrutora do curso de “Confecção de bonecas de pano”, espera aproveitar as técnicas para criar peças atrativas para comercialização. “O Patchwork é um trabalho muito rico e está na moda”, destacou.

A previsão é que as instrutoras rodem o estado multiplicam as técnicas aprendidas. “A expectativa é que o curso tenha uma grande procura pelo, principalmente por ser uma técnica com o custo de produção baixo, dando asas a criatividade. De uma calça usada pode sair uma linda peça”, comentou Felipe Uassurrê, assessor Técnico da diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar.